• Home
  • Dores nas Costas

Dores nas Costas

Dores nas Costas

A dor nas costas é um problema muito comum na vida das pessoas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), de cada 10 indivíduos, oito têm ou terão o desconforto ao longo da vida.

A dor lombar ou “lombalgia” é considerada um problema de saúde que gera grande impacto na qualidade de vida e produtividade da população. É a segunda causa mais frequente da procura por atendimento médico. A prevalência de dor lombar anual chega a 65% da população, sendo 11,9% da população mundial.

Apesar de poder ser ocasionado por doenças como endometriose e artrose, o incômodo na região dorsal geralmente está relacionado à ergonomia, ou seja, a posição como ficamos no dia a dia, seja sentado, dirigindo ou fazendo atividades rotineiras como cozinhar e limpar a casa, por exemplo.

Para evitar essas dores o recomendado é que se faça alongamentos para a coluna, com o objetivo de aumentar a elasticidade, melhorar a circulação, reduzir o estresse nas articulações, melhorar a postura e promover o bem-estar. No entanto, os alongamentos devem ser feitos gradualmente e podem causar um leve desconforto no início.